Comissão acompanha entrega de dois novos tratores

Adquiridos com recursos próprios os novos equipamentos estarão disponíveis mediante cadastro junto à Secretaria da Agricultura

[A - ]   [A + ]   [A + ]

ALTERA O TAMANHO DA LETRA

Foto: João Le Senechal

A presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente vereadora Dolíria Strapasson, acompanhada dos vereadores Sidinei Campos e Renato Lunardon que também compõe a Comissão, estiveram junto às autoridades municipais e agricultores na entrega de dois novos tratores que incrementam o programa Patrulha Agrícola Mecanizada, desenvolvido pela Prefeitura e gerenciado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento.

“A Comissão de Agricultura e Meio Ambiente tem sido parceira do Executivo nas conquistas que beneficiam os agricultores do Município”, disse a Presidente da Comissão, vereadora Dolíria. Exemplo desse apoio e dessa parceria foi o empenho dos vereadores em aprovar a Lei 1.307 que criou o Selo de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM- POA).

De acordo com o vereador Sidinei Campos, a participação da Comissão nas reuniões com agricultores e autoridades do Município foi de fundamental importância. “Aprovamos também a Lei que criou o Fundo Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural e também o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário de Colombo (CDAC)”, disse.

O presidente do Legislativo, vereador José Renato Strapasson (Pelé) e os vereadores: José Aparecido Gotardo (Ratinho) e Antonio Alves Batista (Pr. Antonio), também prestigiaram a solenidade.

Tratores

Trata-se de tratores modernos com potência de no mínimo 90 CV, torque de 325 N.M, tração 4x4, turbo, embreagem dupla de acionamento mecânico independente, transmissão sincronizada para 12 velocidades, entre outras vantagens. A marca é Jhon Deere, modelo 5090 e o valor unitário obtido através da licitação foi de R$ 102.300,00.

Foto: João Le Senechal

Estes equipamentos estarão disponíveis nos próximos dias, após o treinamento dos Servidores que atuarão como maquinistas. Para o agendamento dos serviços nas propriedades, o produtor rural deve estar cadastrado junto à Secretaria da Agricultura. A taxa que será cobrada pelos serviços prestados será simbólica e se reverterá para o fundo municipal da agricultura. O objetivo, segundo o Secretário da Agricultura e Abastecimento Márcio Toniolo, é utilizar os recursos deste fundo na manutenção dos atuais equipamentos e a aquisição de novos implementos agrícolas.

Ao entregar as chaves dos dois tratores à Secretaria, a Prefeita Beti Pavin, fez questão de destacar que a recuperação da frota não se restringe à Secretaria da Agricultura e informou que também na secretaria de Obras, novas máquinas estão chegando, outras sendo recuperadas para garantir as melhorias que a cidade tanto precisa. “São dois tratores que estamos entregando. São equipamentos modernos que estamos disponibilizando para os pequenos produtores rurais. Queremos incentivar e facilitar a lida diária dos nossos agricultores que podem produzir mais e melhor. Com isso estamos também incentivando nossos jovens a permanecerem em suas propriedades”. Disse a Prefeita. Ela ainda anunciou que somente neste ano, a Prefeitura estará comprando três milhões de reais e produtos agrícolas da produção local e disse que esta é uma prova de que o município está aumentando significativamente o incentivo à Agricultura Familiar.

03/06/2014