Ex-governador Orlando Pessuti torna-se cidadão honorário colombense

Governador do Paraná em 2010, vice-governador entre 2003 e abril de 2010, cinco vezes deputado estadual, Orlando Pessuti recebeu o título de cidadão honorário de Colombo, pelo pelo Decreto Legislativo nº 135, de 1º de junho de 2010, proposto pelo então vereador Angelo Betinardi, no seu segundo mandato (2009/2012

Betinardi destacou que a escolha de Pessuti para figurar entre os cidadãos de honra do município foi “em respeito por sua história de vida e pela sua dedicação aos assuntos do Paraná e do município de Colombo”, lembrando ainda a participação do homenageado na liberação de verbas para projetos realizados no Município de Colombo.

O próprio Pessuti enumerou algumas das ações que beneficiaram o município. “Juntos em Colombo, conseguimos fazer a CPI dos Alimentos, a pavimentação da Estrada da Ribeira, a ordem de serviço para as obras na Rodovia da Uva, os terminais de ônibus, clínicas,quadras cobertas, escolas, pavimentação de ruas, os primeiros passos para o Parque Ambiental do Rio Palmital. Ainda criamos o 22º Batalhão da Polícia Militar. Acompanhei a trajetória da [prefeita] Beti [Pavin] como deputada estadual e como prefeita”, destacou.

Nascido em 10 de março de 1953 em Califórnia, no Norte do Paraná, Orlando Pessuti formou-se médico veterinário pela UFPR, onde foi presidente da Casa do Estudante Universitário. Mas fez carreira na vida política. Desde março de 2015, é diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Casado com Regina, tem 3 filhos, Moisés , Felipe e Bruno.

Orlando Pessuti também fez, em seu discurso, referência aos demais homenageados da noite, o eletrotécnico Amálio Espínola e o médico José Sebastião da Silva Neto e sua satisfação em receber um título de uma cidade com a qual criou laços afetivos.Eu já sentia que pertencia a esta terra onde escolhi uma de suas filhas para ser minha esposa [referindo-se a sua mulher, Regina]. Esse titulo aumenta a responsabilidade de cada vez construir mais e buscar o melhor para a nossa querida Colombo”, afirmou.

Veja fotos da Sessão

25/05/2016