José Sebastião da Silva Neto: o médico que permitiu que os colombenses

nascessem em Colombo

O médico José Sebastião da Silva Neto nasceu em São José do Cerrito, em Santa Catarina, mas adotou Colombo como sua cidade do coração. Aos 56 aos, o diretor clínico Hospital Maternidade Alto Maracanã tornou-se cidadão honorário do município pelo Decreto Legislativo nº 151 de 7 de abril de 2015, proposto pelo presidente da Câmara, vereador Waldirlei Bueno de Oliveira, título entregue na sessão solene da noite de 19 de maio.

“Nosso homenageado, pode-se dizer, é pai de cerca de 30 mil colombenses. Um grande médico, atencioso na causa das gestantes”, destacou o presidente da Câmara, Waldirlei Bueno.

Silva Neto mudou-se para Colombo em 1987 e, há 13 anos, participou da formação do Hospital Maternidade Alto Maracanã, Nesse período, ele e sua equipe realizaram cerca de 32 mil partos, sendo apenas 20% deles em cesarianas. Até então, as grávidas da cidade tinham de se deslocar para maternidades de Curitiba para realizar seus partos. A dedicação do médico e de sua equipe colaboraram para que os colombenses pudessem, a partir de então, nascer no próprio município.

“Quanto a ‘ser pai’ de tantas pessoas sem Colombo, sinto orgulho disso. Tive a honra de começar nosso trabalho aqui na cidade, a prefeita Beti Pavin nos deu essa responsabilidade e assumimos esse compromisso. Hoje tenho orgulho de dizer que trabalho em uma bela cidade, com uma maternidade atuante e de ponta, com vários títulos e que respeita todos os direitos da mulher e dos nossos filhos de Colombo”, disse o homenageado.

Veja fotos da Sessão

25/05/2016