Um cidadão honorário defensor do meio-ambiente: Amálio Espínola

Amálio Espínola, 65 anos, recebeu o título de cidadão honorário de Colombo pelo Decreto Legislativo nº 128 de 10 de março de 2009, proposto pelo presidente da Câmara, vereador Waldirlei Bueno de Oliveira.

Nascido em Foz do Iguaçu, reside em Colombo há 24 anos, com a família. É um ativista ambiental e defende que é “preciso pensar globalmente e agir localmente”. Formado eletrotécnico e estudando para se formar técnico agroindustrial pelo IFPR, emocionou-se com o título recebido da Câmara Municipal de Colombo no dia 19 de maio, em sessão solene.

“Gostaria de agradecer ao presidente, vereador Waldirlei Bueno, à prefeita Beti Pavin, ao Pelé [o empresário e vereador José Renato Strapasson], que acreditou no meu projeto, mesmo sem nos conhecermos, e graças a ele, podermos comemorar que é possível eliminar a emissão de poluentes. Agradeço meus familiares e convidados. Estou muito feliz e agradecido”, disse Espínola em seu discurso.

Dedicado estudioso das nas áreas ambientais, desenvolveu projetos para as empresas se adequarem às normas preservação. Seu trabalho com o meio ambiente começou em 2004, quando criou um “sistema purificador de fumaça”, que elimina os resíduos tóxicos da fumaça gerada pelo formo de um restaurante. O conjunto faz a fumaça passar por um sistema de águas, que separa as impurezas e emite a fumaça purificada.

O sistema foi instalado pela primeira vez em 2005 na Repecol, a Recapadora de Pneus Colombo, trazendo benefícios para a qualidade do ar da cidade.

Veja fotos da Sessão

25/05/2016