Câmara celebra o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Colombo nesta terça-feira (8/3) com a presença da secretária municipal de Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, que falou ao plenário sobre os medos e anseios do universo feminino e seu discurso foi seguido de homenagens às mulheres do município.

A secretária Maria usou o espaço na Tribuna Livre para falar, como disse, “em nome de outras marias”, destacando a necessidade de se pensar projetos e políticas públicas voltadas para a mulher colombense. “Todas as mulheres de Colombo têm esperança. Aquela que vive escondida por causa da violência sonha com uma delegacia protetiva, em ver os filhos mais uma vez, sem o medo de perdê-los para as drogas. Temos de parar neste dia e refletir sobre que política pública podemos fazer para colocar esta mulher de pé, esperançosa de novo”, declarou.

Ela lembrou alguns dados sobre a situação da mulher no município: elas são, atualmente, quase 51% da população do município (que tem 107,9 mil mulheres, enquanto os homens somam 105 mil habitantes) e também são maioria do eleitorado (76 mil mulheres votam, cerca de 5 mil a mais que o número total de homens eleitores). Elas são também maioria em um dado que carece atenção constante do município, destacou a secretária: 19 mil mulheres colombenses constam no cadastro único que indica a condição de vulnerabilidade, enquanto 2,8 mil homens foram identificados na mesma situação. “Por isso, quero falar do medo que nós, mulheres, sentimos medo de perder o emprego, de não agradar, de sucumbir, de ter de trocar a atenção dada aos filhos pelo mercado de trabalho. A mulher hoje vive mais que o homem. Mas como está vivendo? Com dignidade? Está segura?”, refletiu.

Após sua fala, que também lembrou o nome de outras “marias” exemplares, como a ex-vereadora Marta Pinheiro em seu trabalho de apoio a 180 idosos. A sessão ordinária também abriu espaço para que a jovem Sabrina Strapasson homenageasse sua mãe, a vereadora Dolíria Strapasson. Ao fim, todas as mulheres presentes no plenário foram presenteadas com um botão de rosa.

O presidente da Câmara, o vereador professor Waldirei Bueno, encerrou a sessão congratulando as mulheres por seu dia e agradeceu às consultoras da linha de produtos de beleza e maquiagem Mary Kay, Rebeca Fernandes e Marilaine Furni Onofre: durante toda a tarde do dia 8 de março, elas ofereceram um minicurso de automaquiagem às funcionárias da Câmara Municipal de Colombo.

Veja mais fotos da Sessão

09/03/2016