Câmara declara-se solidária à Operação Lava Jato e ao Ministério Público Federal

Na sessão plenária da Câmara de Colombo desta terça-feira (22/3), os vereadores aprovaram, por 16 votos a um, duas Moções de Solidariedade aos agentes das investigações de corrupção no governo federal. Uma delas manifesta-se solidária ao Ministério Público Federal, representado pela procuradora-chefe da entidade, Paula Cristina Conti Thá, reconhecendo o mérito de seus agentes durante os anos de investigações na “Operação Lava Jato”. A outra moção é destinada ao juiz federal Sérgio Moro, também por sua atuação nas investigações da Lava Jato.

Foi aprovado pelo legislativo municipal o pedido de informação de autoria do vereador Professor Waldirlei Bueno, presidente da Câmara, à Prefeitura de Colombo sobre o andamento dos concursos públicos realizados entre os anos de 2008 e 2015. O pedido solicita a relação de servidores efetivos concursados que tomaram posse; a relação de servidores concursados nesse período e suas respectivas funções e quais apresentaram certificados ou declarações de conclusão do Ensino Médio, superior ou Pós-Graduação emitidos por instituições educacionais colombenses.

Ainda na sessão de 22 de março, foram apresentados três projetos de lei: dois deles de autoria vereador Gilgera, vice-presidente da casa: um sugere a remoção de veículos abandonados em logradouros públicos da cidade (PL 774/16) e outro que visa instituir a Campanha Municipal de Não Violência Contra a Mulher (PL 775/16). O terceiro (PL 776/2016) foi uma proposição do vereador Pelé, que trata da presença de doulas (mulheres acompanhantes de parto) durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres no município. Os projetos seguirão para parecer jurídico e, se aprovados, seguem para avaliação nas Comissões.

Também segue para parecer jurídico o Projeto de Decreto 90/2016 do vereador Ratinho, que visa conceder o título de Cidadão Honorário da cidade ao padre Tadeu Camilo, titular da Paróquia Senhor Bom Jesus, no bairro São Gabriel.

23/03/2016