Projeto Música e Cidadania, da Fanfarra Municipal de Colombo (Famcol), apresenta resultados na Câmara Municipal

Com a nova sede para os ensaios desde junho, o Projeto Música e Cidadania, da Fanfara Municipal de Colombo (Famcol) pode receber mais alunos do município para os ensaios de Teoria Musical, Prática Instrumental, Técnico, Percussão Rudimentar e Percussão Erudita, no bairro São Gabriel.

Os resultados começaram a aparecer de imediato: as participações em competições regionais e estaduais, em que a Famcol já tinham destaque, passaram a ter vitórias mais significativas. Alguns dos troféus e medalhas conquistados nos últimos meses foram apresentados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Colombo desta terça-feira (8/11), pelo maestro Marcial Siqueira, no espaço da Tribuna Livre.

“Tendo o espaço para os ensaios contínuos com a banda, tivemos ótimos resultados no Campeonato Paranaense e na primeira Copa do Contestado. Nesta, a Famcol foi campeã em duas categorias e, no Paranaense, além da vitória em duas categorias, na somatória das pontuações, ficamos atrás apenas de uma banda sinfônica”, comemorou Siqueira. Ele conta que o grupo, fundado em 1997, aumentou significativamente: de 65 para 468 alunos por mês.

O Projeto Música e Cidadania iniciou na Escola Carlos Fontoura Falavinha e funciona de segunda a sábado, oferecendo a prática musical para a fanfarra no contraturno escolar para estudantes colombenses de escolas públicas e particulares. “A música é um agente transformador e oferece oportunidades, independente da classe social”, defendeu o maestro, que ocupa o cargo desde 2003.

Destaque para empresa local – A Tribuna Livre também foi ocupada pelo responsável pelo Grupo Corgraf, Vicente Donizete Ruiz Linares O grupo, sediado em Colombo, agrega a Editare Indústria Gráfica, fundada em 1984, a Corgraf Gráfica Editora, de 1994 e a Uvgraf Acabamentos Gráficos, fundada em 1998. Durante a sessão, Linares homenageou funcionários com maior tempo de casa.

“A Corgraf tem 33 anos, uma das empresas gráficas de maior destaque no marcado nacional, temos 126 troféus de excelência gráfica, em âmbito nacional e na América Latina. Para nós, é muito significante deixar, aqui, na Câmara de Colombo, uma palavra de agradecimento aos guerreiros trabalhadores com 23,  25 anos de casa. Uma organização não é feita de máquinas, mas de pessoas. Ao Legislativo, nossa mensagem é bem simples: vocês são os olhos e ouvidos dessa administração pública. Têm grande responsabilidade com essa comunidade. Que Deus lhes dê sabedoria para valorizar as pessoas da comunidade colombense”, afirmou.

16/11/2016