Notícias

 

 

Câmara Municipal de Colombo incentiva a prevenção ao Câncer de Mama e

participa do Outubro Rosa

 

 

            

Clique na foto para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Na sessão ordinária desta quinta-feira (13) da Câmara Municipal de Colombo, a prevenção ao câncer de mama foi tema do Pequeno Expediente e os vereadores adotaram o uso da fita rosa na lapela, símbolo da adesão ao movimento Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre as formas de conscientização desse tipo de câncer.

E assim será durante todo este mês no Legislativo colombense, reforçando o número de instituições que se engajam por todo o mundo no combate ao câncer de mama. A importância de informar sobre formas de prevenção e fatores de risco são essenciais para diminuir as estatísticas da doença que mais mata mulheres no Brasil.

A cada 19 segundos, um caso de câncer de mama é diagnosticado no mundo. Mas, quando detectado na fase inicial, as chances de cura são grandes: 95% dos casos diagnosticados precocemente evoluem para a cura com o tratamento adequado.

Por isso, desde os anos 1990, o mês de outubro é dedicado, em todo o mundo, a campanhas de conscientização e prevenção a esse tipo de câncer. O Outubro Rosa surgiu nos Estados unidos, primeiro com uma corrida de rua em que todos os participantes foram convidados a usar na lapela uma fita rosa, símbolo da mobilização, depois com monumentos e edificações sendo iluminadas com refletores na mesma cor.

Proposições – Durante a sessão, foram divulgadas seis projetos de leis de autoria dos vereadores, entre eles, o PL 802/2016, que dispõe sobre o tempo máximo de espera em consultas realizadas em todos os estabelecimentos de saúde, inclusive conveniados, no âmbito do Município de Colombo e o PL 803/2016, que dispõe sobre o tempo máximo de espera em consultas realizadas em todos os estabelecimentos de saúde, inclusive conveniados, no âmbito do Município de Colombo, e o PL 805/2016, que obriga os bares, restaurantes, lanchonetes, casas de sucos, supermercados, hortifrútis e similares sediados no Município de Colombo, a afixarem cartaz alertando todos do vereador Gilgera (PSDB).

 Também foram divulgados o PL 804/2016, de autoria do vereador Clodoaldo Camargo (PSB), que dispõe sobre o Programa Cidade Verde; o PL 806/2016, do vereador Helio Feitosa (PSC), sobre a criação de linhas de ônibus intermunicipais aos moradores do Município de Colombo, e o PL/2016, do vereador Renato Lunardon, que propõe a instituição do I dia municipal da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Os projetos serão agora analisados pela assessoria técnica-legislativa e encaminhadas às Comissões competentes para discussão.

 

14/10/2016

                  

 

Rua Francisco Busato, 8005 - Centro - Colombo - Paraná - 83414-290 * Fone/Fax (41) 3656-8200 * e-mail camaracolombo@onda.com.br