Câmara de Colombo destaca o desempenho do município no Ideb 2015

A sessão ordinária desta terça-feira (16/11) foi dedicada a exaltar o trabalho dos docentes colombenses. O Legislativo homenageou as sete escolas com as três melhores notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em 2015, o Ideb 2015, que foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro.

As sete escolas representam um desempenho acima da média de todas as instituições de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano no município. A média projetada pelo governo federal para Colombo para o Ideb 2015 era de 5,4 pontos e as escolas conseguiram uma média de 5,9, maior que a nota nacional, de 5,5.

É a quarta vez que a cidade tem um desempenho acima do projetado no Ideb, criado em 2007 e mensurado pelo MEC a cada dois anos. O cálculo é feito a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação), obtidos pelo Censo Escolar, e as médias de desempenho na Prova Brasil aplicada aos alunos.

“Quero enaltecer a preocupação e a sensibilidade de todos os colegas vereadores em destacar o trabalho feito por diretores e professores da rede municipal de ensino. O Ideb é o principal indicador de qualidade do ensino fundamental e médio do país e esse resultado é reflexo do trabalho desempenhado pelas unidades escolares, das ações como o monitoramento da aprendizagem dos alunos e a formação de professores”, destacou a secretária de Educação, Aziolê Cavallari Pavin.

Ela destacou que 99% das escolas colombenses atingiram ou superaram as metas projetadas pelo MEC para cada unidade. “É extremamente significativo cada décimo a mais por cada unidade de ensino, conquistado a duras penas. Se conseguimos ultrapassar uma media projetada nacionalmente, temos de celebrar”, completou.

Sete escolas tiveram desempenhos ainda bastante superiores, com os três melhores desempenhos tiveram notas mais altas foram: em primeiro lugar, a Escola Municipal Isolina Ceccon, com 7,4 pontos, seguida das escolas Vereador André Naldony, John Kennedy e Jovino do Rosário, as três com 6,6 pontos. Em terceiro lugar, as escolas Elvira Nodary, Jardim Guarujá e Nossa Senhora de Fátima obtiveram 6,5 pontos na prova. As diretoras das instituições foram homenageadas no plenário da Câmara com votos de congratulações dos vereadores.

As diretoras de 33 escolas municipais de Colombo e de quatro escolas rurais também receberam a condecoração. Foram elas: Escola Rural Municipal Bortolo Cavassin, Escola Rural Municipal Maria Antonieta Farani, Escola Municipal Rural João José Gasparin, Escola Municipal Rural Francisco Bonato, Escola Municipal Angelo Falavinha Dalprá, Escola Municipal Antonio Cavassin, Escola Municipal Carlos Fontoura Falavinha, Escola Municipal Castelo Branco, Escola Municipal Cristovão Colombo, Escola Municipal Dr. Manoel Costacurta, Escola Municipal Gabriel D’Anúncio Strapasson, Escola Municipal Heitor Villa Lobos, Escola Municipal Imbuial da Roseira, Escola Municipal Jardim Ana Maria, Escola Municipal Jardim das Graças, Escola Municipal José F. P. Weigert, Escola Municipal Jucondo D’Agostin, Escola Municipal Juscelino Kubitscheck, Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola Municipal Pe. Angelo Alegrini, Escola Municipal Pe. Durval Secchi, Escola Municipal Pe. Jones João Tíbolla, Escola Municipal Pedro V. P. de Souza, Escola Municipal Parque Monte Castelo, Escola Municipal Q. Santa Terezinha, Escola Municipal Santa Fé, Escola Municipal Santa Isabel, Escola Municipal Severo R. de Camargo, Escola Municipal Zilda Arns, Escola Municipal Agripino João Tosin, Escola Municipal Antonio Costa, Escola Municipal Arlindo Andretta, Escola Municipal Jardim das Flores, Escola Municipal João Batista Stocco, Escola Municipal Vitório M. Franceschi, Escola Municipal Barão de Mauá.

Vereadores - Alguns vereadores também homenagearam professores que tiveram grande importância em suas trajetória. O vereador Gilgera (PSDB) entregou seu voto de congratulações à professora Sandra Regina Monteiro; o vereador Ratinho (Solidariedade), à professora Zélia Maria Alberti Naldony; e o vereador Clodoaldo prestou homenagem ao presidente da Câmara, professor Waldirlei Bueno.

17/11/2016