Notícias

 

 

No Dia Municipal do Rim, Câmara homenageia quem atua na

prevenção e tratamento de doenças renais

 

            

Clique na foto para ampliar

Clique na imagem para ampliar

 

A prevenção das doenças renais e os cuidados oferecidos pelo município de Colombo foram o principal tema da sessão ordinária da Câmara de Colombo na última terça-feira (15/3). Desde 2007, o dia 15 de março é o Dia Municipal do Rim na cidade, com a aprovação do Projeto de Lei nº 444/07.

A Câmara foi parceira, ao lado da Prefeitura e a Associação Parceiros do Rim no lançamento da Campanha “Para Rins Saudáveis”, realizado no último sábado (12/3), em que 24 Unidades de Saúde do município promoveram exames preventivos na população, com aferição da pressão sanguínea, exames de glicemia e creatinina e informaram às pessoas sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Renais (DRC), que, nos estágios mais avançados, exige o tratamento por hemodiálise.

Durante a sessão ordinária, o Legislativo homenageou os representantes das 24 Unidades de Saúde por seu trabalho na campanha. A Tribuna Livre foi ocupada pelo diretor da Associação Parceiros do Rim, Nilton Luis Carneiro de Mello, e pelo diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde, Osni Mendes.

Mello, mais conhecido como Nilton do Rim e que há 17 anos foi diagnosticado com DRC, lembrou que Colombo tem, hoje, atualmente cerca de 80 pessoas que precisam se deslocar para cidades vizinhas para fazer hemodiálise. Uma clínica particular de hemodiálise foi inaugurada em dezembro de 2015 no bairro Guaraituba e logo estará em funcionamento. Nilton afirma que a clínica, que também fará atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pode começar a atender em abril, resultando em melhora de qualidade de vida para os cidadãos colombenses que precisam do serviço. Ele também destacou a importância de como evitar as DRC: “Praticar exercício físico, fazer o controle do peso e da ingestão de sócio, evitar quadros de desidratação, não se automedicar, fazer exames anuais de creatinina e urina. Temos hoje uma média de 35 mil pessoas hipertensas e 12 mil diabéticas em Colombo. E em todas essas pessoas, o risco de doenças renais é aumentado”, alertou.

O diretor geral da Secretaria de Saúde, Osni Mendes, destacou que a campanha iniciada no dia 12 será permanente, o que só é possível, afirmou, com o mesmo comprometimento que os profissionais das Unidades de Saúde demonstraram no atendimento feito no lançamento da Campanha. “Não faltou, por parte daqueles que na ponta fazem atendimento aos cidadãos, o comprometimento, por isso, agradecemos a todos. Com a detecção precoce das doenças renais, mostramos à sociedade a como tratar e evitar que os rins exijam intervenções maiores”,destacou.

O vice-presidente da Câmara, o vereador Gilgera, reforçou o agradecimento aos servidores públicos da área da Saúde. “A Saúde é uma das grandes questões do nosso país, faltam médicos, uma série de ferramentas, temos de avançar em uma série de questões. Por isso, temos de registrar o nosso ‘muito obrigado’ pelo trabalho realizado na ponta”.

Na sessão foram feitas também 17 indicações de melhorias na cidade, como melhorias nas vias, roçadas de terrenos, instalação de esgoto, estudos de viabilidade para melhorias em ruas e de reforma de academia ao ar livre. As indicações serão encaminhadas para as Secretarias de Obras e Viação (14), Secretaria de Planejamento (1), Sanepar (1) e Prefeitura de Colombo (1).

 

As Unidades de Saúde homenageadas pela Câmara Municipal de Colombo, por sua participação nas ações de prevenção a doenças do rim, foram:

Unidade de Saúde Alexandre Nadolny

Unidade de Saúde Nossa Senhora de Fátima

Unidade de Saúde Atuba

Unidade de Saúde Guaraituba

Unidade de Saúde Jardim Cristina

Unidade de Saúde Jardim das Graças

Unidade de Saúde Vila Liberdade

Unidade de Saúde Santa Tereza

Unidade de Saúde Parque São Domingos

Unidade de Saúde Vila São José

Unidade de Saúde Monte Castelo

Unidade de Saúde Moinho Velho

Unidade de Saúde Elis Regina Sbrissia Mendes

Unidade de Saúde Mauá

Unidade de Saúde Sede

Unidade de Saúde Osasco

Unidade de Saúde CAIC

Unidade de Saúde Alto Maracanã

Unidade de Saúde Bacaetava

Unidade de Saúde Capivari

Unidade de Saúde São Dimas

Unidade de Saúde Quitandinha

Unidade de Saúde Cesar Augusto

Unidade de Saúde da Mulher

Além das unidades também foram homenageados dos profissionais: Dr. Fábio Ogata, Enfermeira Janete Laskowski, Enfermeira Gisele Rocha, Técnica de Enfermagem Nilcéia Sois da Silva e também a Associação dos Pacientes Renais do Paraná e o Laboratório Clinilab.


 

Veja mais fotos da Sessão

 

16/03/2016   

                  

 

Rua Francisco Busato, 8005 - Centro - Colombo - Paraná - 83414-290 * Fone/Fax (41) 3656-8200 * e-mail camaracolombo@onda.com.br