Diretor-geral do Detran-Pr fala sobre o Maio Amarelo na Câmara de Colombo

Na sessão ordinária desta terça-feira (17/5), o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Elias Traad da Silva, ocupou a

Tribuna Livre para falar do Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da

sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Este é o primeiro ano que a Câmara Municipal de Colombo adere ao movimento e, durante todo o mês de maio, está promovendo em suas sessões ordinárias, espaços para discussões sobre problemas de trânsito que resultam em acidentes. Traad lembrou que o Detran-PR é uma das instituições que, ao longo de décadas, vem investindo em educação para o trânsito e, que nos últimos três anos vem desenvolvendo ações específicas para o Maio Amarelo.

Este ano, o Detran-Pr organizou a maior campanha pontual do país, com o tema “31 dias para mudar o trânsito”, em que, a cada dia deste mês está sendo veiculado um breve vídeo com depoimentos inspirados em fatos reais para inspirar as pessoas a tomar mais cuidado nas ruas e estradas.

“O Brasil perde 50 mil vidas por ano em acidentes causados por falhas humanas, que poderiam ser evitados, sem contar no exército de pessoas mutiladas por esses acidentes”, lembrou. Ele destacou ainda, o aumento dos acidentes envolvendo motos. Em Colombo, segundo o Corpo de Bombeiros, em 2015, 51% dos acidentes envolviam motos.

Traad destacou a importância do investimento em educação para o trânsito – informou que o governo estadual investiu, nos últimos cinco anos, R$ 92,7 milhões no setor – e que, em 2015, o Detran na Escola prestou cursos a 8.4 mil alunos do 5º ano em 31 municípios, visando a formação de futuros condutores conscientes de sua responsabilidade.

O diretor-geral do Detran-PR também destacou a importância da participação de Colombo nas ações do Maio Amarelo e na preocupação na melhoria do trânsito, em uma cidadade com uma frota de 119 mil veículos. Também destacou a importância de valorizar projetos que municipalizem a gestão do trânsito, questão com a qual o Detran-PR possui projeto para auxiliar nesse processo.

19/05/2016