Vereadores vão participar da 5ª Conferência Municipal das Cidades

O evento acontecerá no dia 28 de maio das 8 às 17 horas no auditório da regional do Maracanã

[A - ]   [A + ]   [A + ]

ALTERA O TAMANHO DA LETRA

Na sessão ordinária desta terça-feira (14), o legislativo recebeu a visita da secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tânia Mara Tosin e do Conselheiro Estadual das Cidades, Osni Mendes.

O presidente da Casa, vereador José Renato Strapasson (Pelé), agradeceu a presença da secretária Tânia e também do secretário Municipal de Planejamento, Ângelo Betinardi que são os organizadores da Conferência Municipal e convidou o conselheiro Osni para fazer uso da palavra.

Em sua explanação, Osni falou sobre o tema que será abordado na conferência deste ano, “Quem muda a cidade somos todos nós: reforma urbana já” e o papel da Conferência e sua importância na formulação de políticas no Brasil. “De maneira geral, é possível afirmar que as conferências públicas não apenas têm influenciado a formação da agenda de políticas dos governos, como também o têm feito de maneira relativamente eficiente, uma vez que parte expressiva das propostas aprovadas tem sido incorporada nos programas dos governos”, disse.

Ainda segundo Osni, conforme os artigos 11º e 13º do Regimento da 5ª Conferência Municipal das Cidades de Colombo, que se encontra disponível na íntegra no site da prefeitura (www.colombo.pr.gov.br) a conferência terá o número de 149 delegados a serem inscritos no dia da Conferência. Fará parte da composição os segmentos: Gestores administrativos públicos e legislativos – federal, estadual e municipal; Movimentos populares; Trabalhadores, por suas entidades sindicais; Empresários relacionados à produção, fomento e o financiamento do desenvolvimento urbano; Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e ONGs.

“Na conferência municipal os participantes dos diversos segmentos irão eleger os 42 delegados que irão participar representando Colombo na Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de agosto na cidade de Foz do Iguaçu”, explicou Osni.

Após a explanação do Conselheiro alguns vereadores fizeram uso da palavra, parabenizando-o pela fala e pelas explicações, enaltecendo a importância da Conferência para a cidade de Colombo e seu desenvolvimento.

Confira a composição da 5ª Conferência das Cidades que será realizada em Colombo no dia 28 de maio:

Gestores administrativos públicos e legislativos – federal, estadual e municipal - 42,3% sendo 63 delegados: 21 do legislativo e 42 do executivo;

Movimentos populares com atuação na área de desenvolvimento urbano: 26,7% - 40 delegados;

Trabalhadores, por suas entidades sindicais com atuação na área de desenvolvimento urbano: 9,90% - 15 delegados;

Empresários relacionados à produção, fomento e o financiamento do desenvolvimento urbano: 9,90% - 15 delegados;

Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais com atuação na área de desenvolvimento urbano: 7% - 10 delegados;

ONGs com atuação na área de desenvolvimento urbano: 4,2% -6 delegados.

15/05/2013