Câmara de Colombo vota cassação de Oliveira da Ambulância dia 2 de maio

Na sessão extraordinária nesta quarta-feira (27/4), foi apresentado o projeto de decreto legislativo que trata declaração da perda de mandato do vereador que será votado em plenário na próxima segunda-feira, também em sessão extraordinária a partir das 16 horas

A Câmara Municipal de Colombo vai votar na próxima segunda-feira (2/5) o processo de cassação do vereador Joaquim Gonçalves de Oliveira, o Oliveira da Ambulância (PTB), depois de o projeto de decreto legislativo que trata declaração da perda de mandato do parlamentar ter sido apresentado em sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira (27/4) no plenário da Câmara.

A votação será com voto secreto dos vereadores e a perda do mandato acontecerá caso seja aprovada por 2/3 dos vereadores (14 parlamentares). Oliveira sofre processo por quebra de decoro parlamentar após ter sido preso em flagrante, em novembro de 2015, pela Polícia Civil, suspeito de estelionato, quando tentava trocar cheques com um comerciante de Curitiba. Segundo os policiais, os cheques eram fraudados.

A investigação do Conselho de Ética foi solicitada em novembro de 2015 e concluída na última segunda-feira (25/4). Em sua defesa, Oliveira argumentou que o flagrante foi resultado de uma “armação política”.

Oliveira da Ambulância está em seu terceiro mandato na Câmara de Colombo. É a terceira vez que passa por um processo de cassação, tendo sido absolvido as outras vezes no plenário. Em 2007, foi acusado de acorrentar e espancar o enteado, então com 9 anos. Em 2011, o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) o acusou de ficar com parte dos salários de assessores da Câmara, quando também foi preso.

27/04/2016