Câmara de Colombo é a primeira a reduzir número de vereadores no Paraná

Quando as maiorias da Câmara de Vereadores analisam o aumento de cadeiras para a próxima legislatura, Colombo dá exemplo e aprovou a emenda a Lei Orgânica nº12/2015 que reduziu quatro cadeiras o número de vereadores.

Embora o prazo final para o aumento no número de cadeiras nas Câmaras de Vereadores acabe apenas em outubro – um ano antes das eleições –, alguns parlamentos do Paraná se adiantaram nas discussões. Em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, os vereadores aprovaram no início deste mês um aumento de 13 para 15 cadeiras. O mesmo aconteceu em Paranaguá, que passará de 17 para 19 parlamentares em 2017.

Em Araucária, também na Grande Curitiba, os vereadores estudam aumentar de 11 para 15 vagas. O projeto já foi aprovado em primeira votação e volta ao plenário nesta segunda-feira (20) para análise em segundo turno.

Dando exemplo

Na contramão da maioria das Câmaras Municipais paranaenses, pelo menos duas cidades vão ver o número de vereadores diminuir. O primeiro caso é o de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Os vereadores decidiram reduzir de 21 para 17 o número de cadeiras.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Waldirlei Bueno de Oliveira (SD), a decisão de diminuir o número de parlamentares foi uma correção a uma votação irregular que criou quatro novas vagas em 2010. “Nós não temos compromisso com o erro”, disse. “Estamos atendendo a um apelo da população por causa do momento de crise que o Brasil está enfrentando”, justificou.

Diferentes

Colombo e Ponta Grossa decidiram seguir caminho inverso ao de muitas cidades do Paraná. Colombo optou por perder cadeiras, diminuindo de 21 para 17 vereadores. Em Ponta Grossa serão apenas 15 parlamentares ao invés dos atuais 23.

Casas de cidades maiores, entretanto, optaram por não mexer no número de cadeiras para a próxima legislatura, casos de Maringá e Londrina. Em Cascavel, depois de aprovar um reajuste salarial de 6% para os vereadores, a Câmara local não deve aumentar o número de legisladores. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, o número poderia subir de 21 para 23 parlamentares.

Informações obtidas no site: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/camaras-do-pr-iniciam-discussao-para-ampliar-o-numero-de-vereadores-em-2017-86yoeiinkx6o7q2pld05uw5xs

08/09/2015