Vereadores de Colombo participam do XI Encontro Nacional de Legislativos Municipais

O encontro contribuiu para a formação de lideranças, a troca de experiências e a informação sobre questões de interesse público

O vice-presidente, vereador Givanildo da Silva (Gilgera) e o vereador João Marcos Berlesi (Marquinho Berlesi), participaram entre os dias 22 e 24 deste mês do XI Encontro Nacional de Legislativos Municipais realizado em Brasília.

O encontro teve como objetivo a discussão de um dos principais assuntos da política brasileira na atualidade, a Reforma Política. Entre os temas, foram abordados: o sistema político, financiamento eleitoral, unificação das eleições, fim das coligações, mandato tampão com eleição para prefeitos e vereadores, entre outros temas do cotidiano nos debates no Congresso Nacional.

Para os vereadores Gilgera e Marquinho Berlesi, foi muito importante a participação de Colombo neste evento, pois sabemos que somente através da mobilização e da união é que conseguiremos fazer uma melhor reforma política. “Reforma Política é de interesse do povo brasileiro, que recentemente reuniu milhões de pessoas reivindicando esta pauta e nós os legislativos municipais, representantes do povo não podemos ficar fora dessa discussão nacional que atingirá todos os municípios do país e reflete na vida do cidadão”, concluíram.

Contribuição

Os representantes do Legislativo Municipal podem dar a sua contribuição ao Brasil, ajudando aos parlamentares federais a fazerem uma melhor reforma política, ao mesmo tempo em que precisam convencer seus representantes para que não adotem o mandato tampão. Essa é a luta e o objetivo.

Os trabalhos e as discussões tornou possível que os representantes do parlamento municipal brasileiro apresentassem suas pautas e defesas. De acordo com o Presidente da União dos Vereadores do Brasil Gilson Conzatti, a UVB precisa da mobilização de todos, contra a previsão da PEC 352/13, que prevê um “mandato tampão” de dois anos em 2016, para unificação dos pleitos em 2018.

29/04/2015