Câmara Municipal de Colombo

Estado do Paraná

+ Aumentar fonte | - Diminuir fonte  
Vereadores colombenses analisam 21 matérias em sessão ordinária
Na Ordem do Dia, os vereadores apreciaram 21 matérias. Foram votados dois projetos de lei do Executivo e apresentadas 12 indicações. Essas indicações foram encaminhadas aos órgãos competentes.

O presidente da Casa, vereador Vagner da Viação e os vereadores Baggio, Dolíria Strapasson, Eurico Digno, Gilgera, Sidinei Campos e Vardão foram os autores dos votos de congratulações entregues na sessão ordinária

“Tenho orgulho de fazer parte dessa história. Isso aqui tem história. Agradeço de coração essa homenagem”, declarou o ex-vereador Edson Ferraz.

Na última terça-feira (26/11), os vereadores estiveram reunidos em sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal de Colombo. Os parlamentares abordaram pautas relevantes à população colombense. Na Pauta do Dia foram colocados, em segunda votação, dois projetos de lei e, na sequência, foram divulgados sete projetos, sendo todos esses projetos de autoria do Executivo Municipal. Também foram apresentadas 12 indicações pelos parlamentares.
A primeira matéria discutida refere-se ao Projeto de Lei do Executivo n° 14/2019 que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN, define os parâmetros para a elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e dá outras providências. Esse projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes e segue para a segunda votação na próxima sessão ordinária que será realizada no dia 3 de dezembro.

Em segunda discussão e votação foi aprovado, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei do Executivo n° 19/2019 que autoriza a aquisição de imóveis pelo Município de Colombo, para fins de implantação de espaço de lazer, conforme especifica.

Ao todo foram divulgados sete projetos de lei do Executivo, sendo que um deles, o Projeto de Lei nº20/2019 foi votado em regime de urgência. Esse projeto autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF). Os demais projetos divulgados se referem ao Plano Diretor do município de Colombo (Projeto de Lei do Executivo nº 21/2019), revisão da Lei 878/2004 – Lei de Parcelamento do Solo do Município de Colombo (Projeto de Lei do Executivo nº 22/2019), revisão da Lei 877/2004 – Lei do Uso, Ocupação e Hierarquia do sistema viário do município de Colombo (Projeto de Lei do Executivo nº 23/2019), revisão da Lei Municipal 879/2004 – Código de Obras do município de Colombo (Projeto de Lei do Executivo nº 24/2019), Lei de Licenciamento de estabelecimentos e atividades econômicas/Código de Posturas do município de Colombo (Projeto de Lei do Executivo nº 25/2019) e Lei do Perímetro Urbano ( Projeto de Lei do Executivo nº 26/2019).

Na sequência, os vereadores apresentaram 12 indicações que visam à qualidade de vida do cidadão colombense. O vereador Baggio (PTC) apresentou 6 indicações e os vereadores Marquinho Berlesi (PSDB), Thiago de Jesus (PRB) e Vardão (PSB) apresentaram 2 indicações cada. Uma indicação foi encaminhada à prefeita Beti Pavin (PSDB) e as demais indicações foram encaminhadas às Secretarias de Meio Ambiente, Governo, Obras e Viação, Planejamento e Saúde. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Dando continuidade à série de homenagens aos ex-Presidentes do Legislativo, o presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB), fez a entrega do livro comemorativo para o ex-presidente e ex-vereador, Edson Aparecido Carneiro Ferraz. Ele exerceu o mandato como vereador por seis anos, na Legislatura de 1983 a 1988 pelo partido PMDB. Ferraz presidiu o Legislativo no biênio 1985-1986, sendo o 31º presidente da Câmara Municipal de Colombo. Emocionado, Ferraz afirma ter orgulho de ter participado da história do município de Colombo. “Depois de 31 anos é motivo de orgulho estar aqui. Gostaria de dividir esse momento com cada um dos meus eleitores, com a minha família e com todos que me apoiaram. Isso aqui tem história. Antigamente era difícil, foi um trabalho árduo para que hoje possamos ver o que é a Câmara Municipal. Tenho respeito por Colombo. Por onde você vai, nós vemos a cidade progredindo. Tenho orgulho de fazer parte dessa história. Recebo esse livro que repassarei aos meus filhos. Quero que eles lembrem que o pai deles participou da história e que eles tenham respeito por essa cidade. Esse choro é de emoção e de gratidão. Eu defendi o município a meu modo e me orgulho de ter passado por aqui. Fiz, para a época, o que era possível. Agradeço de coração essa homenagem”, enfatizou.

Participaram da sessão o vice-prefeito Sérgio Roberto Pinheiro, o secretário da Industria, Comércio, Turismo e Trabalho – Antônio Ricardo Milgioransa, o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude – Paulo Cesar Cardoso, familiares do ex-vereador Edson Ferraz, amigos e familiares dos homenageados e a imprensa local.

Livro Colombo 20+ - Ainda na sessão legislativa, o vice-prefeito Sérgio Roberto Pinheiro e o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Antônio Ricardo Milgioransa, fizeram a entrega do livro "Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável Colombo 20+ para os vereadores. Cada parlamentar recebeu um exemplar.

Votos de Congratulações Entregues – Na sessão, os parlamentares fizeram a entrega dos votos de congratulações. O presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB) elogiou Tiago Pavin, Herik Pavin e Bruno Pavin, pela organização do Campeonato Extreme Trophy Brasil, ocorrido entre os dias 15 e 17 de novembro de 2019. Também receberam esses votos a Equipe de Futebol 7 Colombo/Santa Tereza sub-10 pela conquista do 1º lugar no Campeonato CWB Infantil Futsal e a Equipe de Futebol 7 Colombo/Santa Tereza sub-12 pela conquista do 4º lugar no Campeonato CWB Infantil Futsal.

A vereadora Dolíria Strapasson (PSDB) homenageou Ivanilde Alberti Strapasson pela passagem de seu aniversário de 81 anos e por sua contribuição como professora da área rural do município de Colombo por 35 anos.

O vereador Eurico Dino (PR) parabenizou Anna Julia Katib Ferreira, pela conquista do título Miss Colombo Teenager 2019 e pela conquista do título Miss Beleza Curitibana Teenager, realizada no dia 18 de outubro de 2019, na Sociedade Morguenal e Emanuelly Beatriz dos Santos Mota, pela conquista do título Miss Colombo Infantil 2019.

O vereador Vardão (PSB) parabenizou Luana Gracielle Martines Dias, pela conquista do título Miss Colombo Adulto 2019, Renato Strapasson pelo brilhante trabalho realizado há mais de 50 anos no Cartório Distrital do Guaraituba, Adriano Ribas do Projeto Nova Terra pela realização do jantar de formatura dos Príncipes e Princesas 2019 e Reginaldo Bertholdi pelos 23 anos de dedicação no ramo de madeireira e materiais de construção.

O vereador Baggio (PTC) saudou Izabel Soares por ter sido eleita Miss Simpatia da Festa da Uva 2020. Já o vereador Gilgera (PSDB) parabenizou Zoleide dos Santos pela comemoração do 21º aniversário do Jornal de Colombo.

O vereador Sidinei Campos (PRP) enalteceu o Sargento Andrade pelos trinta e cinco anos de serviços prestados na 1ª Companhia do 22º Batalhão Polícia Militar do Paraná e Mauro de Jesus Mocelin, por ser um grande assador de costela de fogo de chão do Município de Colombo.

Concurso Público – No dia 3 de dezembro estará disponível, no site da FAUEL e no Diário Oficial, a divulgação das notas definitivas da prova discursiva e classificação final preliminar. Entre os dias 4 e 5 de dezembro, os candidatos terão um prazo para fazer o recurso da classificação final preliminar. A divulgação da classificação definitiva e a homologação final dos cargos apenas com prova objetiva está prevista para o dia 12 de dezembro.

Galeria de Fotos:

27/11/2019
ID:243

Câmara Municipal - Rua Francisco Busato, 8005 - Centro - Colombo - Paraná - 83414-290  Fone/Fax (41) 3656-8200  e-mail: camaracolombo@onda.com.br

Anexo da Câmara - Rua Francisco Busato, 8026 - Centro - Colombo - Paraná

Horário de expediente: De segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 horas