Câmara Municipal de Colombo

Estado do Paraná

+ Aumentar fonte | - Diminuir fonte  
Legislativo propõe indicações, realiza votações e entrega votos de congratulações
A pluralidade de temas foi a tônica da sessão ordinária desta terça-feira (29/10) no Legislativo colombense. A sessão apresentou 15 proposituras para análise dos parlamentares, divididas em 12 indicações e três projetos de lei de autoria do Executivo Municipal

A vereadora Dolíria Strapasson (PSDB) entregou o exemplar do livro comemorativo dos 129 anos da Câmara Municipal de Colombo para o ex-presidente do Legislativo no biênio 2003-2004, Laertes Antônio Cólere.

Na tarde desta terça-feira (29/10), o Legislativo colombense realizou a última sessão ordinária do mês de outubro que foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Marquinho Berlesi (PSDB). Na pauta do dia, estavam as votações de três projetos de lei do Executivo e a divulgação de 12 indicações.

Em primeira discussão e votação, os vereadores analisaram o Projeto de Lei do Executivo N° 18/2019 e suas emendas que dispõe sobre a implantação do programa de guarda subsidiada para crianças e adolescentes em situação de risco social, denominado programa família acolhedora e dá outras providências. A matéria foi aprovada por 14 votos e segue para segunda votação em plenário na próxima terça-feira (05/11).

Já em segunda discussão, os vereadores avaliaram dois projetos de lei do Executivo. O primeiro projeto aprovado, o Projeto de Lei do Executivo nº 10/2019, estima a Receita e Fixa a Despesa para o Exercício de 2020. O outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei do Executivo nº 17/2019 que dispõe sobre a contratação de trabalhadores a partir de consulta ao banco de dados das Agências do Trabalhador do Município de Colombo pelas empresas concessionárias, permissionárias e terceirizadas de serviços públicos municipais, empresas públicas e sociedade de economia mista, bem como empresas beneficiadas com programas de fomento no Município. Ambos os projetos foram aprovados por 14 votos. Agora esses projetos voltam ao Executivo Municipal para ser sancionado.

Ainda na sessão ordinária, os parlamentares divulgaram 12 indicações. Entre as indicações propostas, uma delas foi encaminhada para o Governo do Estado do Paraná. As demais indicações foram encaminhadas às Secretarias de Educação, Esportes, Governo e Obras e Viação. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Dando continuidade à série de homenagens aos ex-presidentes do Legislativo colombense, a vereadora Dolíria Strapasson (PSDB) fez a entrega do Livro dos 129 anos - Câmara Municipal de Colombo para o ex-presidente da Casa, Laertes Antônio Cólere, que presidiu o Legislativo no biênio 2003-2004. Cólere, como é popularmente conhecido, foi vereador do município por quatro mandatos consecutivos, no período de 1993 a 2008. Emocionado, Cólere agradeceu a homenagem e parabenizou a presidência pela iniciativa. “Realmente passa um filme na minha cabeça. Acredito que vocês também terão esse privilégio. São 16 anos (4 mandatos) que estive aqui. Quero dizer que a função do vereador é muito complicada. Alguns vereadores que continuam aqui nessa Casa foram meus companheiros. Sinto-me orgulhoso em receber a nossa história nesse livro. Eu sempre digo para os meus filhos que quem não tem história, não tem nada nesse mundo. Cada um de nós deve escrever a sua história. Meus familiares terão orgulho em ver e saber que eu liderei algumas coisas. Aprendi muito aqui na Câmara e poderia dar aula do que é ser um legislador. A gente vem aqui com a vontade de transformar a nossa cidade. A função de vereador hoje é um sacerdócio. A comunidade nos cobra muito. Temos que exigir uma reformulação dos três poderes e essa mudança pode começar aqui em Colombo. Deixo aqui o meu agradecimento por essa homenagem”, enfatizou Cólere.


Pequeno Expediente – Durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária, o vereador Thiago de Jesus (PRB) falou sobre suas solicitações feitas na Secretaria da Saúde do município e sobre o leilão da Santa Casa de Colombo (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Rosário de Colombo) que será realizado no dia 9 de dezembro. Por determinação judicial, a Santa Casa de Colombo está indo a leilão devido uma dívida de R$ 6 milhões com encargos, tributos, dívidas trabalhistas, dívidas com fornecedores e prestadores de serviços. A Santa Casa do município está fechada desde 2017.

Votos de Congratulações Entregues - Antes do encerramento da sessão, os vereadores fizeram as entregas dos votos de congratulações. Na oportunidade, o vereador Elcio do Aviário (PSDB) fez a entrega de dois votos de congratulações. O Padre Adriano Monteiro foi homenageado pelo vereador pelos relevantes serviços realizados junto à comunidade. Também receberam a homenagem a Pastoral Familiar da Igreja Imaculada Conceição do Atuba pelo trabalho realizado junto as famílias da comunidade.

Votos de Pesar - No espaço para registro de requerimento verbal, o vereador Renato Lunardon (PV) registrou votos de pesar pelo falecimento da Senhora Vilma Henemann, ocorrido no dia 27 de outubro; o vereador Vardão (PSDB)lamentou o falecimento da Senhora Fernanda da Silva Ambrósio, ocorrido no dia 23 de outubro.

Votos de Congratulações - O vereador Baggio (PTC) registrou esses votos para Merilin Jaqueline dos Santos Correia, por ter sido eleita a Rainha da Festa da Uva 2020; para Claire Souza, por ter sido eleita 1° Princesa da Festa da Uva 2020; para Sheila Strapasson por ter sido eleita 2° Princesa da Festa da Uva 2020 e para Izabel Soares, por ter sido eleita Miss Simpatia da Festa da Uva 2020.
Confira abaixo mais fotos da sessão:

30/10/2019
ID:235

Câmara Municipal - Rua Francisco Busato, 8005 - Centro - Colombo - Paraná - 83414-290  Fone/Fax (41) 3656-8200  e-mail: camaracolombo@onda.com.br

Anexo da Câmara - Rua Francisco Busato, 8026 - Centro - Colombo - Paraná

Horário de expediente: De segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 horas