Câmara realiza sessão de abertura dos trabalhos do Legislativo e celebra os 129 anos de Colombo
Os vereadores da Câmara Municipal de Colombo iniciaram nesta quarta-feira (06/02), oficialmente, sua atuação no Plenário do Legislativo, na Sessão de Abertura dos Trabalhos, marcando o início do segundo biênio do mandato dos vereadores da 17ª Legislatura da Casa. A sessão também celebrou os 129 anos de emancipação do município, completos na última terça-feira (05/02)

Medalha comemorativa - 129 anos da emancipação política de Colombo

Nesta última quarta-feira (06/02), os vereadores da Câmara Municipal de Colombo iniciaram oficialmente sua atuação no Plenário do Legislativo na Sessão de Reabertura dos Trabalhos. O início dos trabalhos do Legislativo se deu com composição da mesa pela prefeita Beti Pavin, pelo vice-prefeito Sérgio Roberto Pinheiro, pelo presidente da Câmara - vereador Vagner Brandão e pelos vereadores Marquinho Berlesi, Baggio, Issa e Renato Lunardon. Na sequência, o presidente da Casa cumprimentou e agradeceu a presença de todos.

Foi realizada a benção ecumênica proferida pelo Padre Arlindo Viera - Pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, pelo Pastor Edilson Siqueira - Presidente da Igreja Assembleia de Deus do Jardim Fátima e pelo Okalandê William Silva da Costa Gomes da Associação Beneficente Afro Brasileira São Jerônimo e São Jorge.

Além da reabertura dos trabalhos, a sessão comemorou o aniversário dos 129 anos do município de Colombo. Na ocasião foi entregue uma medalha comemorativa aos vereadores, à Prefeita Municipal Beti Pavin, ao Vice-Prefeito Sérgio Roberto Pinheiro, aos secretários municipais presentes, autoridades e demais convidados. Durante a sessão foi apresentado um vídeo produzido pela própria Câmara Municipal em homenagem a cidade.

Em seu discurso, o presidente da Casa, vereador Vagner Brandão destacou a história e a importância do município de Colombo e do trabalho do Legislativo. “Podemos observar que a história de Colombo é muito rica e teve momentos importantes políticos para o reconhecimento definitivo de sua emancipação. O que faz com que hoje possamos estar aqui, cultuar nossa história e respeitar nossos antepassados que escreveram essa história maravilhosa com muito requinte, mas acima de tudo com muito amor a esta terra que engradece e nos enche de orgulho pelos seus 129 anos. Colombo somos todos nós, italianos, poloneses, negros, índios e tantas outras etnias que aqui vieram e vivem, formando nossa identidade social e cultural. Parabéns a nossa querida Colombo! Ainda temos mais dois anos de trabalho pela frente com novos trabalhos, novos desafios e novas conquistas para o nosso povo colombense. Sabemos da nossa responsabilidade e compromisso como representantes do povo”, declarou o presidente.

Também estiveram presentes na sessão a vereadora Noemia Rocha da Câmara Municipal de Curitiba representando o Presidente da Câmara Municipal de Curitiba - Sabino Picolo; o 1º Tenente Rodrigo Siloto Kutianski, Comandante do 3° Subagrupamento do 7° Grupamento de Bombeiros de Colombo; o Tenente Coronel Sergio Augusto Ramos, Comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar; 1º Tenente Ivair Novato de Oliveira Filho, Comandante da 1ª Companhia do 22º Batalhão da Polícia Militar; o Delegado Erineu Sebastião Portes; o Secretário Municipal de Saúde - Dr. Antoninho Barth; o Secretário Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho – Antonio Ricardo Milgioransa; o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – Márcio Strapasson; o Diretor do Instituto Federal do Paraná, Campus Colombo - Ciro Bächtold; a professora Bernadete Julia Lovato D´Agostin; o Presidente da Diretoria Executiva da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP) - Álvaro Miguel Rychuv; o Presidente da OAB Subseção Colombo - Marcos Renan Salvati; o Chefe Administrativo da Embrapa Florestas – Doutor Osmir José Lavorante representando o Chefe Geral - Edson Tadeu Iede; o Secretário Municipal de Gabinete e Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré representando o Prefeito Municipal de Almirante Tamandaré - Gerson Denilson Colodel; o Vice-Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – Luiz Vanderlei Rodrigues; o Presidente da Câmara Municipal de Itaperuçu - Sebastião Vieira Guimarães; o Diretor Geral da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul – Luis Carlos Silvério representando o Presidente da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul Eugênio José Zanona, dentre outros.

Aniversário de Colombo - A sessão também celebrou o aniversário do município que, na última terça-feira (05/02), completou 129 anos. Em 05 de fevereiro de 1890 era assinada a ata de instalação da Vila de Colombo, pela qual a antiga localidade se tornava oficialmente um município independente de Curitiba. Foram os lotes urbanos da Colônia Alfredo Chaves, fundada por italianos em 1878, que permitiram a sua elevação a condição de Vila de Colombo pela Lei Estadual nº 11 de 08 de janeiro de 1890. Este nome foi dado em homenagem ao descobridor das Américas – Cristóvão Colombo.

Confira abaixo mais fotos da sessão:

7/2/2019