Consciência negra, empregabilidade dos motoristas e cobradores de ônibus e Projetos de Leis foram a pauta da Sessão Legislativa
Reflexão sobre a consciência negra e empregabilidade dos motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana foram os temas apresentados na Tribuna Livre.
Foram apresentadas 15 indicações, divulgadas as Emendas Substitutivas dos Projetos de Lei do Executivo nº 19/2018 e nº 20/2018 e o Projeto de Lei do Executivo nº 23/2018 também foi divulgado.
O Presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação e os vereadores Anderson Prego, Baggio, Eurico Dino e Vardão fizeram a entrega de cinco votos de congratulações entregues na sessão ordinária desta terça-feira

Na sessão ordinária desta terça-feira (27/11), o espaço destinado à Tribuna Livre foi ocupado pelo Assessor de Política da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Curitiba, Adegmar José Silva, conhecido como Mestre Candieiro, e pelo Presidente do SINDIMOC (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) Anderson Teixeira.

No primeiro momento da Tribuna, quem fez o uso da palavra foi o Mestre Candieiro. Em seu discurso, ele falou a respeito da promoção da Igualdade Racial. “Até 2025, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o decênio dos povos afrodescendentes para discutir as questões das desigualdades e do racismo. Falar de consciência negra é falar de investimento e planejamento. Precisamos debater e discutir esse assunto. Todos precisam fazer algo por essa causa. A luta é de todos nós. O dia 20 de novembro, para nós, é todos os dias”, disse Candieiro.

Em um segundo momento da Tribuna Livre, o Presidente do SINDIMOC, Anderson Teixeira, discursou a respeito da empregabilidade dos trabalhadores da categoria, mais especificamente sobre o projeto de lei que estabelece bilhetagem eletrônica em todo o transporte coletivo da capital paranaense, a chamada Lei do Desemprego. “Estamos em uma luta muito grande contra o projeto de lei que autoriza a implementação exclusiva do sistema de bilhetagem eletrônica por meio da utilização dos cartões transporte nos pontos de acesso aos serviços de transporte coletivo de Curitiba, extinguindo assim a profissão de cobrador. Ele assume um papel social, pois além de ser o responsável pela cobrança da passagem, o cobrador também auxilia o motorista, os turistas, os idosos e os deficientes. Precisamos buscar uma saída e cuidar, principalmente, dos nossos trabalhadores”, declarou o Presidente do SINDIMOC.

Os vereadores parabenizaram o excelente trabalho realizado por ambos em suas causas. O Presidente da Câmara, vereador Vagner da Viação (PRB), parabenizou e agradeceu as presenças e as explanações proferidas.

Estiveram presentes na sessão o vereador da Câmara Municipal de Curitiba e também Diretor do SINDIMOC, Rogério Campos, e alguns membros do sindicato.

Indicações – Foram apresentadas 15 indicações pelos vereadores Baggio (PTC), Gilgera (PSDB), Jerçon (PSL), Marquinho Berlesi (PSDB) e Vardão (PSB). Todas as indicações foram encaminhadas aos setores competentes.A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em
Pauta das Sessões.

Projetos de Lei do Executivo – Foram divulgadas as Emendas Substitutivas 01 e 02 ao Projeto de Lei do Executivo nº 19/2018 que cria o Fundo Municipal de Trânsito, conforme especifica e as Emendas Aditivas 01 e 02 ao Projeto de Lei do Executivo nº 20/2018 que cria a Junta Administrativa de Recursos de Infração - JARI e dá outras providências. Ambas as emendas aditivas são de autoria do vereador Anderson Prego (PT). Também foi divulgado o Projeto de Lei do Executivo nº 23/2018 que autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano, Crédito Adicional Suplementar.

Votos de Congratulações Entregues – Os vereadores também realizaram a entrega de votos de congratulações. O Presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB) entregou esses votos para o Senhor Anderson Teixeira, Presidente do SINDIMOC, pela defesa dos direitos dos trabalhadores do transporte público; o vereador Baggio (PTC) enalteceu o Senhor Sérgio Niomar Strapasson, representando o ex-Prefeito Gabriel D’Anuncio Strapasson, idealizador da Festa da Uva; o vereador Eurico Dino (PR) parabenizo o Presidente da Associação de Moradores Santa Cruz, Wilson Dombroski, pelo excelente trabalho voluntário realizado nas comunidades do município como animador de festas e shows de prêmios; o vereador Vardão (PSB) entregou votos de congratulações à Equipe Bola de Ouro, por sagrar-se campeã na categoria 40tinhas pela Liga de Colombo e o vereador Anderson Prego (PT) homenageou o Mestre Candieiro pelo excelente trabalho desenvolvido para a promoção da igualdade racial e a valorização da cultura e religião afro brasileira.

Confira abaixo mais fotos da sessão: