Câmara Municipal de Colombo

Estado do Paraná

+ Aumentar fonte | - Diminuir fonte  
Outubro Rosa é destaque na Tribuna Livre
O Outubro Rosa é um movimento de adesão mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce e, mais recentemente, do colo do útero. Para falar sobre esse tema e apresentar o trabalho realizado no município de Colombo, o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth e a Diretora da Atenção à Saúde Adriana Cordeiro Lopes Pereira usaram o espaço destinado à Tribuna Livre. Os vereadores e os participantes da sessão receberam um boton alusivo ao tema

O Secretário Municipal da Saúde - Dr. Antoninho Barth - e a Diretora da Atenção Especial - Adriana Cordeiro Lopes Pereira – falaram sobre o Outubro Rosa aos presentes na sessão

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Antoninho Barth, acompanhado da Diretora da Atenção à Saúde - Adriana Cordeiro Lopes Pereira e da Coordenadora de Eventos da Secretaria Municipal de Saúde - Dirlei Novastki, usou a tribuna da Câmara de Colombo para destacar a importância da campanha Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero.

Em sua fala, o Dr. Antoninho ressaltou a importância do movimento Outubro Rosa e falou sobre os trabalhos realizados pelo município em relação ao tema. “O câncer de mama pode ser totalmente curado quando detectado em tempo. Há pouco conhecimento sobre o assunto, mas é de suma importância divulgarmos e falarmos sobre esse tema. Não apenas as mulheres devem realizar os exames. Os homens também devem estar atentos. Foram intensificados os exames preventivos durante a Campanha Outubro Rosa em Colombo. Tivemos uma grande receptividade da comunidade no evento realizado no último sábado nas Unidades de Saúde do município. O horário de atendimento foi estendido para atender as mulheres colombenses. Fizemos mais de 1.000 exames preventivos. Nunca alcançamos esse número anteriormente. Os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças devem acontecer o ano inteiro, transcendendo o mês de outubro.”, afirmou Dr. Antoninho.

Na sequência, a Diretora da Atenção à Saúde, Adriana Pereira, também utilizou a Tribuna Livre. Ela apresentou dados estatísticos, destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Esse tipo de câncer não tem somente uma causa. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. No Brasil, estimam-se 59.700 novos casos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres da Regiões Sul. São 73,07 casos a cada 100 mil mulheres. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, pois cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Esse câncer também pode ocorrer nos homens. Se prevenirmos e provermos ações de prevenção, os índices irão diminuir. Infelizmente, muitas pessoas fazem a mamografia, mas não vão buscar o resultado”, declarou.

Ainda de acordo com Adriana, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. “Praticar exercícios físicos regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, amamentar, evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, realizar o autoexame e exames de mamografia são algumas formas de nos prevenirmos”, salientou.

Ao finalizar sua apresentação, Adriana mencionou os principais sintomas da doença que incluem nódulo na mama, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço, secreção com sangue pelo mamilo e alterações na forma/ textura do mamilo ou da mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e a maioria dos casos costuma ter um prognóstico favorável se diagnosticado e tratado precocemente. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total. Nesse ano, o instituto tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

Os vereadores parabenizaram as explanações e elogiaram os trabalhos que estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Saúde no município e aproveitaram a oportunidade para sanarem suas dúvidas.

Campanha Outubro Rosa 2018 - O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado anualmente e mundialmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. No Brasil, a primeira iniciativa vista em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo - SP.

Indicações – Na sessão ordinária desta terça-feira (24/10) foram apresentadas 16 indicações pelos vereadores Anderson Prego (PT), Angelo Betinardi (PTC), Baggio (PTC), Elcio do Aviário (PSDB), Eurico Dino (PR), Marquinho Berlesi (PSDB), Renato Lunardon (PV) e pelo Presidente da Casa - vereador Vagner da Viação (PRB). Essas indicações foram encaminhadas aos setores competentes. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Votos de Congratulações – O vereador Anderson Prego (PT) entregou esses votos para Adão Aparecido Xavier pelo lançamento do livro: “Professor e Professoras doentes, de quem é a culpa?”. O vereador Jerçon (PSL) parabenizou o Bispo Henrique Gonçalves de Souza, fundador da Igreja Nascer em Cristo, pelo trabalho prestado à comunidade e ao município através de seu empenho junto ao povo. Também fez a entrega desses votos o vereador Vardão (PSB) ao Delegado da Polícia Civil – Tiago Wladyka e aos investigadores da Polícia Civil - Samuel Rodrigues de Lima, Eliseu Ariveraldo dos Santos e Luiz Felipe Jogaib pelo brilhante trabalho na investigação no caso do desaparecimento de uma adolescente em Colombo.

Serviço

Realização de Exames Preventivos
Locais: Unidades de Saúde CAIC, Guaraituba, Maracanã, Monte Castelo, Osasco e Sede
Horário de atendimento: 08h às 19h (horário estendido)
Datas: 23, 24 e 25 de outubro de 2018

Vejam mais fotos da sessão:


Votos de Congratulações - Polícia Civil
Votos de Congratulações - Adão Aparecido Xavier
Votos de Congratulações - Bispo Henrique Gonçalves de Souza
Ganhadoras do Concurso Miss Colombo e Miss Simpatia 2018

24/10/2018
ID:169

Câmara Municipal - Rua Francisco Busato, 8005 - Centro - Colombo - Paraná - 83414-290  Fone/Fax (41) 3656-8200  e-mail: camaracolombo@onda.com.br

Anexo da Câmara - Rua Francisco Busato, 8026 - Centro - Colombo - Paraná

Horário de expediente: De segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 horas