Câmara presta homenagem à atletas que se destacaram representando Colombo
Equipes de futebol colombenses receberam homenagens por seus desempenhos na Copa Jornal de Colombo, campeonato de futebol amador bastante tradicional na região.

O município de Colombo também conta agora com campeões mundiais escolares na modalidade atletismo.

Professora Rosana Munhoz de Oliveira (à esquerda), Professor Izaías Carvalho de Oliveira (ao centro) e a Diretora Nelice Aparecida da Cruz (à direita) receberam os votos de congratulações das mãos dos vereadores Baggio (PTC) e Marcos Dumonte (PEN)

Em sessão ordinária realizada na última terça-feira (08/05), 19 indicações de interesse da população foram apresentadas visando melhorias na qualidade de vida do colombense, entre elas: estudos para a elaboração de propostas para adesão ao programa de apoio às Políticas Públicas de Igualdade e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, estudos para viabilizar adesão do Município de Colombo ao Programa Brasil Transparente, conforme orientações do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), estudo para inclusão das ruas no plano de pavimentação de baixo custo, serviços de roçada e limpeza, reconstrução de calçada, realização de operação tapa buraco, patrolagem e ensaibramento de ruas, estudos para viabilizar nomeação de defensores públicos para atender a região de Colombo, estudos para viabilizar cessão de uso de sala para instalação da Defensoria Pública do Paraná e viabilizar orçamento na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 suficiente para ampliação da oferta dos serviços da Defensoria Pública do Paraná, estudos para viabilizar nomeação de gestor(a) para a Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, execução de obras de passeio e meio-fio, estudos para que seja construído a sala de reuniões e eventos da Unidade de Saúde Nossa Senhora de Fátima, estudos para que seja realizado convênio entre a Prefeitura de Colombo com a Prefeitura de Curitiba para atendimento das mulheres vítimas de violência na Casa da Mulher Brasileira, providenciar com urgência vigilância permanente em todo o horário de funcionamento na Unidade de Saúde do bairro Atuba, colocação de travessia elevada no bairro Santa Terezinha e alteração do trajeto do ônibus que faz a linha Sede/Maracanã para que o mesmo passe em frente ao Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Todas essas indicações foram encaminhadas à Prefeita Municipal Beti Pavin, à Secretaria de Planejamento, à Secretaria de Governo, à Secretaria de Planejamento, à Secretaria de Obras e Viação, à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, à Secretaria de Saúde, e à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Tiveram suas indicações divulgadas os vereadores Baggio (PTC), Elcio do Aviário (PSDB), Pelé (PTB), Thiago de Jesus (PRB), Vardão (PSB) e Anderson Prego (PT).

Projeto de Lei – Foi colocado em primeira votação e aprovado por unanimidade de votos o projeto de Lei do Executivo 05/2018 que autoriza o Poder Executivo a aumentar e extinguir vagas de cargos efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, contemplados no anexo I da Lei Municipal n° 1.349 de 30 de junho de 2014.

Votos de Congratulações – Os vereadores também realizaram a entrega de votos de congratulações. O vereador Vardão (PSB) entregou os votos para a equipe de futebol Unidos FC pela segunda colocação na Copa Jornal de Colombo de Futebol e para o time campeão União Rio Verde. O vereador Baggio (PTC) entregou os votos para o Professor Izaías Carvalho de Oliveira, à Diretora Nelice Aparecida da Cruz e à professora Rosana Munhoz de Oliveira pela implantação do recreio com atividades monitoradas, onde as crianças fazem o trabalho de monitoramento, incentivando a responsabilidade pelos brinquedos na Escola Monte Castelo.

Congratulações - O Vereador Elcio do Aviário (PSDB) registrou votos de congratulações à Equipe Esporte Clube XV de Novembro que se sagrou campeão invicto na II Taça da Uva de Futebol Amador, o segundo campeonato mais importante da Liga de Colombo. O time venceu as duas edições da Taça da Uva (bicampeão). Também registrou votos para o preparador físico Lucas Roxadelli pelas últimas conquistas; o Vereador Vardão (PSB) parabenizou o jornalista Márcio Garcia do Jornal de Colombo pela coordenação do campeonato de futebol de campo realizado pelo Jornal; registrou votos ao desportista Vitor Gabriel Motin que se sangrou campeão mundial no atletismo na prova de lançamento de disco durante a Gymnasiade 2018 - Jogos Mundiais Escolares ocorrido na cidade de Marrocos. Também parabenizou o desempenho do atleta Osmar Gielow Junior que obteve a sétima colocação no atletismo na prova de arremesso de peso nessa mesma competição. Vardão ainda homenageou o professor Sidmar Andrigheto pela preparação e acompanhamento dos atletas; o Vereador Anderson Prego (PT) registrou os votos para o Coletivo de Ação Cultural de Colombo (COACOL) e ao artista plástico/ambientalista Rogério Aquino que fez a sua primeira exposição denominada “Urbanoides” na COACOL em Colombo; o vereador Gilgera (PSDB) enalteceu o Secretário Nacional de Promoção de Igualdade Racial, o Senhor Juvenal Araújo, pelas políticas afirmativas e pelo brilhante trabalho que ele tem realizado à frente da pasta.

Pesar – O Vereador Marcos Dumonte (PEN) registrou votos de pesar pelo falecimento do Senhor Paulo Cipriano Colaco ocorrido no dia 08/05. Também registrou votos de pesar o Vereador Pastor Jerçon (PSL) pelo falecimento do Senhor Celso Salmo Moro, ocorrido no dia 27/04.

9/5/2018