Dia Nacional do Livro Infantil é tema da Tribuna Livre
No espaço destinado a Tribuna Livre, a estudante de Pedagogia da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC), Melina de Souza Pereira, falou sobre o Dia Nacional do Livro Infantil comemorado no último dia 18 de Abril. Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira

A estudante de Pedagogia da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC), Melina de Souza Pereira, falou sobre o Dia Nacional do Livro Infantil no espaço destinado a Tribuna Livre

Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira 02/05, no espaço destinado a Tribuna Livre, fez uso da palavra a estudante de Pedagogia da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC), Melina de Souza Pereira, para falar sobre a importância do Dia Nacional do Livro Infantil comemorado no dia 18 de Abril.

Em suas considerações iniciais, a estudante agradeceu a oportunidade para abordar sobre esse tema. Iniciando a apresentação, Melina de Souza Pereira, explicou sobre a instituição desta data. O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato, como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Na sequência, falou que o primeiro contato que uma criança tem com um texto ocorre oralmente, quando os seus familiares ou cuidadores contam uma história. A criança demonstra interesse, interage e demonstra curiosidade. “Os pais e os professores têm um papel fundamental nestas descobertas. A leitura começa em casa e os professores devem dar continuidade. Tanto os pais como os professores devem ser os estimuladores e os incentivadores, pois o amor pela leitura não acontece de repente”, afirmou a estudante.

Ela comentou que a leitura desde a infância ajuda no desenvolvimento da criatividade, da imaginação e do vocabulário. “Nós devemos incentivar as crianças desde pequenos, escolher um livro adequado para a idade da criança, proporcionar um ambiente aconchegante, fazer opção por histórias que despertem a curiosidade infantil, fazer a leitura de forma lúdica e divertida”, comentou Melina.

Ainda segundo a estudante, hoje, as crianças passam a maior parte do tempo assistindo TV, jogando videogame e jogos nos celulares e tablets, ficam horas nas redes sociais e na Internet. É um desafio, mas faz-se necessário desenvolver uma rotina de leitura com as crianças. Ao despertar esse hábito, a leitura trará um benefício significativo muito importante no longo prazo e irá contribuir para o sucesso pessoal e profissional do indivíduo.

Finalizou sua apresentação falando sobre a leitura na educação inclusiva. “As crianças com necessidades especiais devem ser estimuladas através da leitura, para que elas possam atingir o máximo de suas potencialidades e para que elas entrem em contato com o mundo dos sonhos, do imaginário e da realidade”, declarou.

O presidente da Câmara, vereador Vagner da Viação (PRB), parabenizou e agradeceu a explanação. “A educação transforma o mundo. A leitura deve ser estimulada constantemente para que as crianças possam alimentar a sua imaginação, refletir e ampliar a sua percepção de mundo. A leitura transforma o ser humano, proporciona conhecimento e agrega valor”, destacou.

Os vereadores parabenizaram e agradeceram a explanação da estudante.

Indicações – Ao todo, foram apresentadas 10 indicações de interesse da população colombense. Assinaram os documentos os vereadores Elcio do Aviário (PSDB) e Eurico Dino (PR).

Projetos de Lei do Legislativo – Foi divulgado o Projeto de Lei do Legislativo nº 853/2018 que altera o nome do Centro Municipal de Educação Infantil/CMEI Quero Aprender para CMEI Professora Heley de Abreu.

Pesar - O vereador Thiago de Jesus (PRB) lamentou o falecimento do Senhor Marcos Antônio Portela Lima, ocorrido no dia 30/04.

O vereador Eurico Dino (PR) registrou votos de pesar para a Senhora Alice Schneider, ocorrido no dia 30/04.

O Vereador Pelé (PTB) registrou votos de pesar pelo falecimento do Senhor Paulo Guimarães, ocorrido no dia 01/05.

Também registrou votos de pesar o vereador Anderson Prego (PT) pelo falecimento Senhora Disma Gonçalves de Oliveira, ocorrido no dia 02/05.

Moção - Na sessão ordinária realizada no dia 24 de abril, os vereadores votaram a Moção de Protesto nº 01/2018 de autoria do vereador Anderson Prego (PT). Essa moção refere-se à contratação dos profissionais da educação aprovados no Concurso Público do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná – Edital SEAP N.º 017/2013 que será encaminhada ao Governo do Estado do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação.

03/05/2018