Câmara Municipal de Colombo

Estado do Paraná

+ Aumentar fonte | - Diminuir fonte  
Coordenador do Museu Municipal Cristóforo Colombo fala sobre a comemoração do aniversário dos 10 anos do Museu Municipal Colombense
No espaço destinado a Tribuna Livre, o coordenador do Museu Municipal Cristóforo Colombo, Fábio Luiz Machioski, falou sobre a comemoração do aniversário de 10 anos do Museu Municipal localizado em Colombo.

O espaço destina-se ao atendimento dos moradores, visitantes e turistas e abriga o acervo municipal desde a era indígena até os dias atuais. Uma programação especial foi preparada pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude para comemorar a data

O presidente da Associação da Comunidade do Jardim Las Palmas, Senhor Aurélio Teixeira (ao centro), recebeu das mãos do vereador Issa os votos de congratulações

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira 24/04, no espaço destinado a Tribuna Livre, fez uso da palavra o coordenador do Museu Municipal Cristóforo Colombo, Fábio Luiz Machioski, para explanar sobre a importância desse museu para o município de Colombo.

Em suas considerações iniciais, o coordenador agradeceu a oportunidade para abordar sobre esse tema. Iniciando a apresentação, Fábio Luiz Machioski. Na sequência falou sobre o histórico, o início do projeto de criação do Museu junto ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Colombo e o reaproveitamento das casas construídas no Parque Municipal da Uva.

O coordenador comentou ainda sobre as funções e as atividades realizadas pelo museu. “O museu é uma réplica da antiga Sociedade Italiana Cristóforo, fundada por imigrantes no começo do século 20, que recolhe, abriga e preserva o patrimônio histórico, cultural e imaterial do município, além de desenvolver, auxiliar, estimular e divulgar pesquisas sobre o assunto”, informou Fábio Machioski.

O espaço também oferece atividades culturais. “Temos aulas e visitas monitoradas com os alunos das escolas municipais colombenses e da região metropolitana de Curitiba. Também temos atividades voltadas para a preservação da língua veneta (Talian). Recebemos visitantes do Circuito Italiano de Turismo Rural. Auxiliamos em pesquisas históricas amadoras e acadêmicas. Participamos anualmente na Semana Nacional de Museus e da Primavera de Museus que são eventos que ocorrem em âmbito nacional organizados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), disse Machioski.

Ainda de acordo com o coordenador, desde 2008 até o momento, o museu recebe, em média, de 10.000 a 12.000 visitantes por ano. Estima-se que mais de 100.000 pessoas já conhecem o museu. “Em 2017 fizemos um relatório de atendimento e verificamos que tivemos 10.752 visitantes. Recebemos visitantes internacionais e nacionais de várias regiões e municípios do Estado do Paraná que acabaram conhecendo a nossa história”, afirmou.

Atualmente, o espaço do museu conta com 03 locais para a visitação do público (Réplica da Sociedade Italiana de Mútuo Socorro, Casa do Colono e a Casa Ítalo-Polonesa) e cerca de 1.000 objetos históricos foram doados pela comunidade colombense. “O acervo reúne objetos históricos que narram a história da região, como documentos, artesanato típico, ferramentas, máquinas agrícolas e utensílios domésticos doados por famílias de imigrantes. É um trabalho da Prefeitura com a comunidade”, declarou o coordenador.

O presidente da Câmara, vereador Vagner da Viação (PRB), parabenizou e agradeceu a explanação. “O museu é de extrema relevância, pois preserva a história, a memória e a cultura do município. É uma oportunidade de as pessoas conhecerem a herança deixada pelos imigrantes italianos, presente nos costumes, na religiosidade, nas comidas típicas, na arquitetura e no folclore”, destacou.

Os vereadores parabenizaram a explanação do coordenador e se colocaram à disposição para ajudá-lo na continuidade dos trabalhos que estão sendo realizados pelo Departamento de Cultura.

Serviço
Data: 28/04/2018 - Comemoração dos 10 anos do Museu Municipal Cristóforo Colombo
Horário: 15h
Programação: Participação da Fanfarra Municipal de Colombo (FAMCOL) com a execução dos hinos, Cerimônia Oficial dos Correios de Lançamento do Selo Comemorativo dos 10 anos do Museu, Presença das Autoridades, Apresentação de Dança, Divulgação do resultado do Concurso de Desenhos realizado com as escolas municipais com o tema “Museu, suas casas e seu acervo”, Mostra dos Desenhos criados pelo Grupo Urban Sketchers Curitiba e entrega do quadro do artista plástico paranaense Eloir Amaro Júnior.
Local: Museu Municipal Cristóforo Colombo - Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro, Anexo ao Parque Municipal da Uva

Indicações – Ao todo, foram apresentadas 18 indicações de interesse da população. Assinaram os documentos o presidente do Legislativo, Vagner da Viação (PRB) e os vereadores Angelo Betinardi (PTC), Baggio (PTC), Renato Lunardon (PV), Vardão (PSB), Eurico Dino (PR) e Anderson Prego (PT).

Votos de Congratulações - O vereador Issa (PTB) registrou os votos para o Senhor Aurélio Teixeira, presidente da Associação da Comunidade do Jardim Las Palmas pelo seu excelente trabalho em prol dessa comunidade.

Projetos de Lei do Executivo – Foram divulgados o Projeto de Lei do Executivo nº10/2018 que Institui o Fundo Municipal de Saneamento Básico - FMSB, regula a administração e aplicação dos recursos e dá outras providências e a Emenda Modificativa ao Projeto de Lei do Executivo nº 05/2018 que autoriza o Poder Executivo a aumentar e extinguir vagas de cargos efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, contemplados no anexo I da Lei Municipal n° 1.349 de 30 de junho de 2014.

Congratulações - O vereador Baggio (PTC) registrou votos ao Professor Izaías Carvalho de Oliveira e a diretora da Escola Monte Castelo, Nelice Aparecida da Cruz, pela implantação do recreio com atividades monitoradas; o vereador Vardão (PSB) parabenizou o time União Rio Verde, campeão da Copa Jornal de Colombo de Futebol e o time União FC pelo segundo lugar; o vereador Sidinei Campos (PRP) homenageou a equipe feminina de Futsal de Colombo pela conquista do 3º lugar na Taça Paraná Sub-20; o vereador Anderson Prego (PT) também parabenizou a equipe feminina Santiago Esporte Clube, vencedora do Circuito Paranaense de Beach Soccer ocorrido na cidade de Itapejara do Oeste.

Pesar - O Vereador Baggio (PTC) registrou votos de pesar pelo falecimento do Senhor Antônio Jairton Cavalli, ocorrido no dia 20/04.
O vereador Vardão (PSB) lamentou o falecimento do Senhor Joaquim João de Sá ocorrido no dia 18/04. Também registrou votos de pesar pelo falecimento do jornalista Marcelo Flessak ocorrido no dia 21/04. Foto do Museu - Crédito: João Henrique Le Sénéchal (Fotógrafo)

25/04/2018
ID:142

Câmara Municipal - Rua Francisco Busato, 8005 - Centro - Colombo - Paraná - 83414-290  Fone/Fax (41) 3656-8200  e-mail: camaracolombo@onda.com.br

Anexo da Câmara - Rua Francisco Busato, 8026 - Centro - Colombo - Paraná

Horário de expediente: De segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 horas