Câmara Municipal de Colombo

Estado do Paraná

+ Aumentar fonte | - Diminuir fonte  
Câmara participa de Campanha pelo “Abril Verde” – mês dedicado a saúde, segurança e prevenção de riscos no ambiente de trabalho
Em palestra alusiva ao tema, o Servidor da Casa e Técnico em Segurança do Trabalho, Antonio Quinteiro Neto, falou sobre o Abril Verde, mais especificamente sobre o dia 28 de Abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Dr. Guilherme Graziani (ao centro) recebeu os votos de congratulações das mãos do Vereadores Thiago de Jesus e Gilgera

A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais foi o tema em destaque na sessão ordinária da última terça-feira (10/04). Em sua apresentação, o servidor Antonio fez um breve histórico sobre a Segurança do Trabalho no Brasil, sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), abordando também as principais atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho, o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), falou sobre objetivos da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), explicou o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Finalizou sua apresentação explanando sobre os tipos, causas e consequências dos acidentes.
“São coisas básicas que se resolvem com um simples gesto: organização. Toda empresa, todo profissional de segurança do trabalho tem que pensar antes de tudo o que possa a vir ocorrer com um colaborador, uma situação de emergência. As empresas devem sempre zelar pela saúde e segurança de todos os seus trabalhadores, pois é comprovado que manter um ambiente seguro no trabalho faz com que os dois lados, tanto o empregador como o empregado ganhem com isso”, afirmou Antonio.

Após a explanação do Servidor, o presidente abriu espaço para questionamentos dos vereadores. O primeiro a falar, o vereador Gilgera, enalteceu a importância do tema, e seu impacto significativo no Sistema Único de Saúde (SUS). Também fez uso da palavra o vereador Baggio (PTC) que reforçou a importância da prevenção na área do trabalho. Lembrando que com essa prevenção não haverá oneração para o SUS e o sistema previdenciário. Finalizou lembrando da importância da prevenção antes da realização de qualquer trabalho. O vereador Marquinhos Berlesi (PSDB), também ressaltou a importância desse tema e agradeceu a explanação. Concluiu lembrando que todos somos responsáveis, fora ou dentro da Câmara, todos devem se ater a essas questões.

Projetos de Lei – Foram divulgados 03 projetos em plenário os seguintes projetos de Lei: Projeto de Lei do Executivo 05/2018 que autoriza o Poder Executivo a aumentar e extinguir vagas de cargos efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, contemplados no anexo I da Lei Municipal n° 1.349 de 30 de junho de 2014; Projeto de Lei do Executivo 06/2018 que cria o Programa Municipal de Educação Ambiental - Colombo Sustentável (PEACS), em consonância com a Lei Municipal n° 1.402/2015 que estabelece a Política Municipal de Educação Ambiental e o Sistema de Educação Ambiental do Município de Colombo e o Projeto de Lei do Executivo 07/2018 que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos, estabelece normas e diretrizes para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos e dá outras providências.

Indicações – Ao todo, foram apresentadas 31 indicações com pedidos de melhorias em vários setores do município, objetivando a qualidade de vida do colombense, pelos vereadores Renato Lunardon (PV), Baggio (PTC), Marcos Dumonte (PEN), Issa (PTB), Marquinhos Berlesi (PSDB), Thiago de Jesus (PRB), Eurico Dino (PR) e Anderson Prego (PT). Todas essas indicações foram encaminhadas ao Batalhão da Patrulha Escolar, à Secretaria de Meio Ambiente, à Secretaria de Planejamento, à Secretaria de Obras e Viação, à Secretaria de Planejamento, à Secretaria de Urbanismo, ao Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, à Secretaria de Educação, à Secretaria de Assistência Social, à Secretaria da Fazenda, à Secretaria de Indústria e Comércio, à Superintendência da Guarda Municipal de Colombo e à Secretaria de Estado do Esporte e Turismo.

Votos de Congratulações – Os vereadores também realizaram a entrega de votos de congratulações. O vereador Thiago de Jesus (PRB) entregou o voto para o dentista Dr. Guilherme Graziani em agradecimento aos serviços prestados na área de saúde.

Tribuna Livre – O espaço da Tribuna Livre também foi ocupado pelo Dr. Guilherme Graziani. Ele agradeceu a homenagem recebida pelo vereador Thiago de Jesus (PRB) e falou sobre a 2ª Regional de Saúde. “Meu papel como gestor público é buscar que a saúde pública seja ao alcance de todos. A 2ª Regional é composta por 29 municípios, ou seja, nós representamos 1/3 do Paraná. É uma grande responsabilidade. Ninguém trabalha sozinho. Agradeço por ter uma equipe maravilhosa. Somos referência para todo o Paraná e todo o Brasil”, declarou Dr. Guilherme.

Congratulações - O Vereador Vardão registrou votos de congratulações ao atleta colombense Lucas Roxadelli, pelo brilhante trabalho na Seleção Brasileira de Futsete.

O Vereador Gilgera registrou votos de congratulações à Dona Flora Madalosso, pelo brilhante trabalho com as meninas do Projeto Gera Ação. Também registrou votos de congratulações à Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, primeira mulher a assumir o Comando da Polícia Militar do Paraná; ao ex-governador Beto Richa por sua contribuição enquanto governador do Estado do Paraná e a atual governadora Cida Borghetti, primeira mulher a assumir o Governo do Estado do Paraná.

O Vereador Issa registrou votos de congratulações ao Senhor Aurélio Teixeira, Presidente da Associação da Comunidade Jardim das Palmas, pelo excelente trabalho em prol da comunidade.

Pesar – O Vereador Marquinho Berlesi registrou votos de pesar pelo falecimento da Senhora Ilena Gemma Piovezan Soares, ocorrido no dia 06/04.

Também registrou votos de pesar o Vereador Elcio do Aviário pelo falecimento do Senhor Durval Ribeiro Cardoso, ocorrido no dia 09/04.


11/04/2018
ID:140

Câmara Municipal - Rua Francisco Busato, 8005 - Centro - Colombo - Paraná - 83414-290  Fone/Fax (41) 3656-8200  e-mail: camaracolombo@onda.com.br

Anexo da Câmara - Rua Francisco Busato, 8026 - Centro - Colombo - Paraná

Horário de expediente: De segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 horas