Câmara Municipal de Colombo

Estado do Paraná

+ Aumentar fonte | - Diminuir fonte  

Antes da Sessão Ordinária, Câmara sediou evento do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Colombo
A pluralidade de assuntos foi a tônica da sessão ordinária desta terça-feira (05/12) na Câmara Municipal de Colombo.

Em sessão ordinária realizada na última terça-feira (05/12) vários tópicos foram colocados em pauta. Primeiramente foi colocado em primeira votação o Projeto de Lei do Executivo 16/2017 que dispõe sobre a concessão de benefícios eventuais e emergenciais no município de Colombo, em conformidade com a Lei Federal nº 8.742/1993 e suas alterações. Na sequência foi divulgado o Projeto de Lei do Executivo 21/2017 que altera a redação da Lei Municipal 853/2002 que institui a contribuição de custeio do serviço de iluminação pública.

Torre Eiffel

Membros do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Colombo e vereadores em evento comemorativo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Em sessão ordinária realizada na última terça-feira (05/12) vários tópicos foram colocados em pauta. Primeiramente foi colocado em primeira votação o Projeto de Lei do Executivo 16/2017 que dispõe sobre a concessão de benefícios eventuais e emergenciais no município de Colombo, em conformidade com a Lei Federal nº 8.742/1993 e suas alterações. Na sequência foi divulgado o Projeto de Lei do Executivo 21/2017 que altera a redação da Lei Municipal 853/2002 que institui a contribuição de custeio do serviço de iluminação pública.

Ao todo, foram apresentadas 13 indicações de interesse da população, entre elas: estudos para implantação de área de embarque e desembarque de alunos na Vila Guaraci, estudos para padronizar as paradas/pontos de táxi de Colombo, patrolamento e ensaibramento de ruas nos bairros Águas Fervidas, Fátima, Santa Gema e Santa Terezinha construção de entrada e saída de veículos ao lado da fachada da escola Municipal Zilda Arns Neumann no bairro Palmital, estudos para implantação de academias ao ar livre nos bairros Ana Rosa, Campo Pequeno e Santa Gema, retirada de galhos e entulhos no bairro Campo Pequeno, pavimentação asfáltica no bairro Campo Pequeno e Guarujá, implantação de lombada no bairro Campo Pequeno, operação tapa buracos no bairro Guaraituba, estudos para incluir verba junto ao Governo Federal para construção de capela mortuária no bairro Jardim Guaraituba, estudo para viabilizar uma pista de skate ao lado da Unidade de Saúde São José, estudos para implantação de duas lombadas/travessias elevadas na marginal da Rodovia Régis Bittencourt no bairro Jardim Palmares, estudo para melhorias de sinalizações horizontais e verticais no bairro Jardim Palmares. Todas as indicações foram encaminhadas aos setores competentes.
Tiveram suas indicações divulgadas os vereadores Baggio (PTC), Dolíria Strapasson (PSDB), Élcio do Aviário (PSDB), Issa (PTB), Marquinho Berlesi (PSDB), Vardão (PSB), Eurico Dino (PR) e Anderson Prego (PT).

Tribuna Livre – O diretor geral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba Marcelo Durante Bittencourt ocupou a Tribuna Livre para falar sobre os 15 anos do Hospital Maternidade Alto Maracanã em Colombo.

Votos de Congratulações – O vereador Dr. Antoninho homenageou o Hospital Maternidade Alto Maracanã. O Sr. Marcelo Durante Bittencourt recebeu o voto em nome do Hospital. Os vereadores elogiaram o excelente trabalho que vem sendo realizado pelo Hospital Maternidade Alto Maracanã que está comemorando 15 anos de existência e atendimento as famílias colombenses.

O vereador Pastor Jerçon parabenizou a Sra. Ema Purat Möller, uma das fundadoras da Indústria Metalúrgica Möller, junto a seu marido Sr. Gerhard Möller, falecido em 2003, pela contribuição realizada no Município de Colombo ao longo dos anos.

A vereadora Dolíria Strapasson enalteceu a Capela do Itajacurú pelos 50 anos de existência. Os integrantes da comissão da capela receberam o voto. Estiveram presentes o Sr. Sérgio Davidoskiz (Tesoureiro), Lourival Davidokiz (Vice-Tesoureiro), Terezinha Guibur (CAEP), Eliane Fiala (Coordenadora da CCP), Adair Sgoda, Regina de Paula e João Fiala.

O vereador Renato Lunardon elogiou a organização do evento IV Campori dos Desbravadores ACP “O Sonho Maior” realizado pela Igreja Adventista do 7º Dia ocorrido em Ponta Grossa no mês de outubro. O voto foi recebido pela Sra. Jocileide de Fátima Ramos de Oliveira.

O Vereador Vardão parabenizou a jovem Ana Paula Terra pela conquista do título de 2ª Princesa Teenager e Simpatia no Concurso Teenager Paraná 2017.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Antes da sessão ordinária foi realizado, no plenário da Câmara, um evento comemorativo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência pelo Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Colombo.

Durante o evento, a presidente do conselho, Carla Muriakami Kunyoshi, enfatizou a importância de conscientizar a população e as autoridades municipais sobre o assunto. Vídeos motivacionais, palestras e depoimentos marcaram o evento.

Estiveram presentes os vereadores Vagner da Viação (PRB), Baggio (PTC), Dr. Antoninho (PSDB), Issa (PTB) e Anderson Prego (PT).

O vereador Dr. Antoninho falou sobre a importância desse tema ser abordado durante as sessões realizadas na Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara Vagner Brandão também destacou a necessidade de colocar em evidência a questão da pessoa com deficiência em 2018.



 

12/6/2017
ID:124

Câmara Municipal - Rua Francisco Busato, 8005 - Centro - Colombo - Paraná - 83414-290  Fone/Fax (41) 3656-8200  e-mail: camaracolombo@onda.com.br

Anexo da Câmara - Rua Francisco Busato, 8026 - Centro - Colombo - Paraná

Horário de expediente: De segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 horas