Câmara Municipal de Colombo

Estado do Paraná

 


Memória/História

 

Em novembro de 1877 um grupo de imigrantes italianos, composto de 162 colonos: 48 homens, 42 mulheres, 42 meninos e 30 meninas chefiados pelo Padre Angelo Cavalli, saíram do Norte da Itália, região do Veneto, como Nove, Cismon del Grapa, Maróstica, Bassano del Grapa, Valstagna, entre outras e chegaram às terras do Paraná. Primeiramente, esses imigrantes se estabeleceram em Morretes na Colônia Nova Itália e mais tarde, abandonaram as terras e subiram a Serra do Mar, em direção a Curitiba.

 

O Brasil torna-se República em 1889 e, no ano seguinte, a Colônia emancipa-se, desmembrando-se da capital paranaense, Curitiba. Em 5 de fevereiro de 1890, a colônia torna-se o município de Colombo. Na mesma data, instalaram-se no novo município a Intendência Municipal, primeiro órgão regente de Colombo, e a Câmara Municipal. Ambos estavam localizados em um grupo escolar.

 

Francisco de Camargo Pinto foi o primeiro a presidir o Legislativo colombense, entre 1890 e 1891. João Gualberto Bittencourt foi o primeiro presidente eleito para a primeira Câmara Municipal, em pleito de 21 de abril de 1892, com outros sete camaristas.

 

A segunda sede da Câmara de Colombo foi a casa do pioneiro José Marcelino da Rose, na Rua Marques Guimarães, antes chamada de Rua 5 de Fevereiro. Em 1894, os trabalhos do Executivo e do Legislativo foram transferidos, por questões políticas, para uma das casas do engenheiro Francisco Camargo Pinto, que já cedia uma de suas instalações para servir de quartel.

 

Já no século 20, os poderes Legislativo e Executivo colombenses contam mais uma vez com o apoio de um de seus cidadãos para seguir seus trabalhos: Ângelo Lazzarotto é quem oferece sua residência como sede dos dois poderes.

 

A Câmara ganha sua primeira “casa própria” em 1917, quando o então presidente do Legislativo, José Leal Fontoura, informou a compra de casas e terreno na Rua da Praça da República.

 

Em 1930, nova mudança, para um edifício de alvenaria, com traços arquitetônicos tipicamente italianos construído durante a administração do prefeito Carlos Fontoura Falavinha. O local abriga, atualmente, a Casa de Cultura do município, na Rua Quinze de Novembro.

A atual sede da Câmara foi inaugurada em 27 de janeiro de 1983, na Rua Francisco Busato. O edifício foi reformado e reinaugurado em 10 de dezembro de 1998.

 

Câmara Municipal - Rua Francisco Busato, 8005 - Centro - Colombo - Paraná - 83414-290  Fone/Fax (41) 3656-8200  e-mail: camaracolombo@onda.com.br

Anexo da Câmara - Rua Francisco Busato, 8026 - Centro - Colombo - Paraná

Horário de expediente: De segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 horas